O presente trabalho se configura em recorte da pesquisa de dissertação que se encontra em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem-se como uma das temáticas a presença dos fragmentos da memória ancestral e dos vestígios de cultura transatlântica que compõem os poemas “A roda dos não ausentes” e “Certidão de óbito”, presentes na antologia Poemas da recordação e outros movimentos (2017), de Conceição Evaristo. Evidencia-se que, para além de um mero fruto de uma recordação, o ser humano encontra no processo de rememoração parte fundamental para a construção de sua identidade, a qual se dá a partir de traços e vestígios de uma cultura fragmentada ao longo dos séculos. A conciliação entre esses rastros de herança cultural e vestígios de manifestações ancestrais moldam de maneira distinta a comunidade afro-brasileira, sendo expressada, em uma poética própria, formas unas de recontar e reconstruir a realidade em que se encontram inseridos. A partir de seu caráter bibliográfico, descritivo e analítico, essa pesquisa faz uso dos conceitos empregados por estudiosos como Halbwachs (2006), Glissant (2005), Bernd (2012), Carneiro (2023), entre outros. Sendo possível, a partir de tais considerações, a compreensão de que ao versar as dores e esperanças de uma comunidade fragmentada, a identidade individual e coletiva dos eu líricos conecta-se em um vitral de memória ancestral e vivências presentes.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica