A educação em Física tem evoluído para atender às novas demandas da sociedade, com foco em sustentabilidade e energia renovável. Esse cenário impulsionou a inclusão de tecnologias inovadoras no ensino, como trackers solares e simuladores de hidrogênio verde. Esses dispositivos permitem uma abordagem prática e multidisciplinar, facilitando o entendimento de conceitos complexos.
No projeto, foi desenvolvido um tracker solar de dois eixos, que ajusta a posição dos painéis solares para maximizar a captação de energia, e um simulador de hidrogênio verde, que demonstra a eletrólise da água com energia renovável. Ambos foram utilizados em oficinas e feiras de ciências, proporcionando aos alunos uma experiência interativa e prática sobre energias renováveis.
Os materiais utilizados para o tracker incluíram LDRs, resistores e servos motores controlados por um Arduino, enquanto o simulador utilizou uma célula eletrolítica alimentada por um painel solar. As atividades práticas contribuíram para o aprendizado significativo, reforçando a importância de tecnologias sustentáveis no ensino de Física. Além disso, a divulgação em eventos científicos promoveu a educação em ciências e o interesse pelas energias limpas.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica