Tendo em vista que as histórias em quadrinhos são mostradas um recurso relevante no contexto escolar, sua utilização no processo de alfabetização e letramento tem ganho visibilidade por ser um instrumento potencializador de habilidades para a aquisição da leitura e escrita. Atualmente, muitas crianças nas escolas enfrentam dificuldades de aprendizagem, causadas por fatores internos e/ou externos. Diante disso, torna-se necessário pensar em metodologias alternativas que possam minimizar esses prejuízos. Este estudo visa compreender como as HQs podem contribuir como uma ferramenta eficaz para auxiliar na aquisição da leitura e escrita de crianças com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico (PRODANOV E FREITAS, 2013) e adota uma abordagem qualitativa seguindo as ideias de Minayo (2007). Além disso, caracteriza-se como exploratória e descritiva, de acordo com Gil (2002). Para a análise dos dados, utilizou-se a hermenêutica como base teórica (SIDI E CONTE, 2017). O estudo realizou um recorte temporal entre os anos de 2018 e 2023, analisando três artigos que mais se aproximam da temática em questão. O objetivo foi investigar as contribuições dos quadrinhos para a aquisição da leitura e escrita em crianças com dificuldades de aprendizagem. Constatou-se que os quadrinhos específicos são uma ferramenta potencializadora da aprendizagem no contexto escolar, especialmente no caso de crianças com dificuldades de aprendizagem. Devido ao seu caráter multissemiótico, que combina textos e imagens, os quadrinhos facilitam o processo de compreensão de leitura e escrita, contribuindo de maneira satisfatória para o desenvolvimento dessas habilidades.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica