O problema focalizado nesta pesquisa foi a análise do Conselho Municipal de Educação, particularmente em sua capacidade de promover a gestão democrática, a participação da sociedade civil e a efetivação da cidadania na educação pública municipal. O objetivo geral do estudo é discutir o papel do Conselho Municipal de Educação e seu relevo na construção da consciência coletiva e da gestão democrática da educação, tendo em vista que este órgão é um espaço de debates e, por vezes, de embates entre o Estado e sociedade civil, ancorados em uma concepção democrática de descentralização, participação e autonomia. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, de cunho bibliográfico, ancorada no levantamento de produções acadêmico-científicas, com o objetivo de ampliar a compreensão, à luz da literatura, sobre o papel do Conselho Municipal de Educação e seu relevo na construção da consciência coletiva e da gestão democrática da educação, considerando que este órgão é um espaço de debates e, por vezes, de embates entre o Estado e a sociedade civil, ancorados em uma concepção democrática de descentralização, participação e autonomia (Lord, 2005; Elias, 2008; Silva, 2013; Vinhal, 2018). Em síntese, o CME não é apenas um órgão consultivo e deliberativo, mas sobretudo, um espaço de empoderamento, onde se materializa a participação democrática e se confrontam interesses diversos. A contribuição deste conselho para a gestão educacional é significativa, evidenciando tanto suas potencialidades quanto suas limitações.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica