A formação inicial de professores é fundamental no processo de construção da identidade destes profissionais, uma vez que oportuniza a apropriação de conceitos e a mobilização de saberes indispensáveis no fazer cotidiano da sala de aula. Recentemente, os Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) passaram por atualização em seus Projetos Político Pedagógicos de Curso (PPCs) de maneira que é de extrema relevância à comunidade acadêmica como um todo tomar conhecimento detalhado das modificações realizadas. Nesta perspectiva, cadastrou-se em junho de 2024 Projeto de Pesquisa junto à Pro-Reitoria de Pesquisa da UESPI com o objetivo geral de analisar o processo de formação inicial de professores nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UESPI a partir da organização de seus PPCs. A pesquisa é documental, uma vez que se propõe a verificar documentos como material de ana?lise. Este processo tem se constituído na busca de conhecer o PPC do Curso de Pedagogia do Campus Poeta Torquato Neto em Teresina-PI. A pesquisa está em andamento e espera-se que as análises conduzam à ciência da articulação entre as mudanças ocorridas e as regulamentações legislativas nacionais propostas para o Curso, além de tornar públicas as concepções teórico-metodológicas adotadas no processo de reestruturação do PPC, alinhadas a uma sólida formação no campo educacional, ao compromisso com a valorização do profissional da educação, à perspectiva do professor como pesquisador de sua prática e a adoção de estratégias de gestão democrática.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica