CONDIÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS EM UM MUNICÍPIO PIAUIENSE

  • Autor
  • Silvana Moraes da Silva Martins
  • Co-autores
  • Lucineide Maria dos Santos Soares
  • Resumo
  • RESUMO

    A infraestrutura escolar é um dos fatores determinantes para a qualidade da educação, uma vez que influencia no processo de desenvolvimento educacional das crianças e nas práticas pedagógicas. O objetivo geral deste estudo foi analisar as condições de infraestrutura das escolas que atendem, exclusivamente, a educação infantil no município de Campo Maior, Piauí. Tratou-se das condições de implementação do direito à educação infantil nos aspectos ligados às questões de infraestrutura física, destacando os desafios enfrentados pelas comunidades educacionais. Buscando responder à questão: quais as condições de infraestrutura das escolas que atendem, exclusivamente, a educação infantil no município de Campo Maior-Piauí? A metodologia utilizada adota abordagem qualitativa de cunho exploratório e trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de casos múltiplos. O trabalho foi realizado com a participação de gestores escolares e professores que atuam nas escolas investigadas. A dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e a observação dos espaços escolares. Esta pesquisa se fundamentou em documentos legais como a Constituição Federal de (1988), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), Silva e Francischini (2012), Vieira e Pereira Júnior (2020), dentre outros teóricos que versam sobre a garantia da qualidade da educação na etapa da educação infantil. Os resultados da pesquisa demonstraram que as escolas investigadas enfrentam diversos obstáculos decorrentes da infraestrutura para garantir uma educação de qualidade. Em relação aos desafios enfrentados pelos participantes, o tamanho das salas de aula, falta de refeitórios e o número de alunos por turma, mostram-se como os principais problemas a serem superados.

     

     

  • Palavras-chave
  • Qualidade da Educação Infantil, Condições de Infraestrutura, Garantia do Direito à Educação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
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