Objetivamos compreender e analisar o conceito de démarche em Ferdinand Alquié, e refletir as possibilidades de sua utilização como ferramenta para uma diferente compreensão do processo de ensino da História da Filosofia na escola. Partimos de pesquisa bibliográfica que auxiliasse no processo de problematização do nosso tema. Como obra principal, utilizamos “Significação da Filosofia”, do autor mencionado. Neste escrito, Alquié apresenta o conceito de démarche que, de maneira sucinta, pode ser traduzido como o problema pelo qual um filósofo deriva sua filosofia. Analisar este conceito é entender o ponto chave problematizante de toda uma cadeia argumentativa. Além do título em questão, nos baseamos outras referências bibliográficas que pudessem agregar nosso pensamento e refinar nosso trabalho. Das principais, cabe ressaltar a obra de Rodrigo Pelloso Gelamo, na qual levanta o problema que iremos destacar ao longo de nossa pesquisa: o distanciamento dos estudantes com a Filosofia. Por que estudar filosofia? Como superar esse sentimento de afastamento que existe nesse cenário? Para responder a tais questões, propomos a utilização da démarche como método para o ensino de filosofia. Por meio da aproximação do problema levantado por um filósofo com os problemas da realidade atual, podemos ligar os discentes com a Filosofia, contextualizar seus problemas, aproximando o conteúdo estudado àqueles que o estudam. Por fim, é indispensável enfatizar que a discussão proposta sobre a démarche possui uma capacidade de aprofundamento ainda maior. Durante este trabalho, expusemos os seus principais alicerces da problemática e apresentamos um caminho a seguir para sua resolução.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica