"Método-Conhecimento" e "Método-Experiência": Filosofando desde o Brasil com Julio Cabrera

  • Autor
  • ANGÉLICA SILVA DE ARAÚJO
  • Co-autores
  • LEANDRO DE ARAÚJO SARDEIRO
  • Resumo
  •  

    Em seu texto “Pensar insurgente: acerca da inconstância de um filosofar selvagem”, publicado na revista Problemata em 2015, Julio Cabrera critica o desaparecimento de filosofias não-europeias, apontando mecanismos de exclusão dessas temáticas. Cabrera desenvolve essa discussão ao observar que a formação filosófica costuma se dar por meio de dois métodos: o “método-conhecimento” e o “método-experiência”. O “método-conhecimento” se utiliza de textos clássicos para elaborar comentários e análises. Disso surgem pesquisas e estudos minuciosos sobre os pensadores e suas teorias. O “método-experiência” diz respeito a possibilidade de produzir novos tipos de pensar e fazer filosofia, por meio das vivências e concepções dos discentes inseridos no processo de ensino e aprendizagem. Pensar Cabrera e seus métodos nos remeteu à urgência de buscar a formação em filosofia por outros meios, como a arte. Assim, buscamos novas formas de utilização do “método-experiência” para desenvolver um ensino com a participação dos discentes e de suas ideias e encontramos meios de estudar as questões culturais, políticas e educacionais da sociedade brasileira, bem como a comunidade em que os discentes estão inseridos. A Arte é feita de mecanismos representativos dos conhecimentos e fenômenos no mundo, como o teatro, músicas, pinturas e o cinema. Isto nos permite a demonstração das circunstâncias e consequências da História, além dos reflexos e das críticas. O “método-experiência” nos permitiu desenvolver a Filosofia de um modo diferente, pois nos deu possibilidades de pensar por nós mesmos, principalmente no que diz respeito à filosofia brasileira, com suas particularidades e várias formas de se expressar.

     

     

  • Palavras-chave
  • História da filosofia, Ensino filosófico, Filosofia brasileira
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
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