As representações construídas pelo telejornalismo acerca das mulheres são incisivas na reprodução e/ou subversão de padrões de gênero preestabelecidos. O trabalho analisou as representações sociais em torno do "ser mulher" em programas telejornalísticos da Rede Clube, veiculados em 8 de março de 2022 e 2023. Utilizando a análise de conteúdo, nos debruçamos sobre categorias técnicas como formato e enquadramento e verificamos quais representações do "ser mulher" foram apresentadas pelos telejornais. Os resultados revelam uma diversidade de representações do feminino, destacando nuances das percepções sociais sobre o "ser mulher".
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica