Introdução: A escola é um ambiente sujeito ao acontecimento de acidentes que podem acarretar riscos à saúde dos alunos, principalmente em crianças e adolescentes, uma vez que se envolvem em brincadeiras como corridas, ou até mesmo durante os momentos de refeição estando suscetíveis a engasgos, evidenciando a importância de se ter o conhecimento prévio sobre ações de primeiros socorros visando diminuir possíveis risco de vida aos alunos, com esse intuito o Projeto De Primeiro Socorros Nas Ecolas (PSNE) foi pensado Objetivos:Contribuir para a formação discente por meio da atividade extensionista, aliando a teoria com a prática levando conhecimento sobre noções básicas de primeiros socorros. Metodologia:Trata-se de um relato de experiência desenvolvido através das vivências proporcionadas durante a realização do projeto de primeiros socorros nas escolas. Resultados e Discussão: As atividades do projeto foram fundamentadas em encontros quinzenais de forma remota entre seus membros – orientador, alunos e convidados – nos quais houve exposição teórica dos assuntos anteriormente definido em cronograma. Após o fim do cronograma de aulas teóricas foi realizado uma aula de capacitação aos alunos, com o intuito de aprofundar os conhecimentos de urgência e emergência no ambiente escolar. Conclusão:A experiência do PSN neste ano de funcionamento mostra toda a influência que um projeto de extensão tem sobre o ensino da enfermagem e todas as possibilidades de transformação que podem ocorrer a partir desta organização.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica