A Meta 1 do PNE busca a universalização da pré-escola até 2016, e estabelece um percentual mínimo de 50% de atendimento para creche até 2024. Desse modo, o trabalho se justifica por ser uma pesquisa inicial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), intitulada Do PNE aos PMEs: estudo sobre a Meta 1 dos municípios nos TDs do Estado do Piauí-Cocais. Objetiva-se mostrar resultados prévios obtidos por meio de uma pesquisa inicial de dados educacionais e leitura de documentos sobre o atendimento da creche. A metodologia usada nesta pesquisa é de caráter mista, onde a quantificação são os indicadores percentuais do atendimento da creche a nível local dos municípios em comparação à média Nacional do PNE, e qualitativa, pois os dados são interpretados. Foi utilizada a Taxa de matrícula líquida em creches dos PMEs do TD de Cocais no Piauí para comparar à média Nacional do PNE, com dados encontrados e analisados da Fundação Abrinq do site Observatório da Criança e do Adolescente, entre os anos de 2014 a 2023. O resultado encontrado é que metade dos 22 municípios conseguiram alcançar a meta. Apenas três municípios estão com percentuais próximos de atingir os 50%, oito deles estão com percentuais distantes. Portanto, diante da coleta e observações dos últimos dados do ano de 2023, está sendo um desafio de alcançar o estipulado pelo PNE. Posteriormente, será objeto de pesquisa a investigação do motivo de alguns municípios não estarem alcançando a Meta 1 no que refere ao atendimento da creche.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica