RESUMO
Clodoaldo Freitas, literato piauiense, cultivou diversos gêneros literários, como romance, conto, crônica e poesia. Nesse último, o autor deixou inédito um grande volume de poemas que só foram publicados em jornais. A única obra poética publicada foi O Piauí: canto sertanejo, que saiu no formato de folheto, pela Tipografia Ramos d’Almeida, da cidade de São Luís, no ano de 1908.
A temática de O Piauí: canto sertanejo é toda voltada ao estado natal do poeta: canta a beleza e a exuberância da terra e das mulheres, de seus povoados e cidades, os rios, a riqueza e variedade da flora e da fauna, as chuvas que trazem vida ao sertão, o sertanejo e a sua lida com a roça e com o gado, a desmancha, a derrubada, a narrativa de casos, histórias de assombração, crenças, a reza do terço, as novenas, danças e festas de santos, como São Benedito e São Gonçalo, as desobrigas, o código de honra sertanejo, a política, as eleições, cita nomes de políticos nacionais e locais, critica a República e os governos federal e estadual. A sua verve anticlerical se mostra, ao tratar, de forma irônica, da criação do bispado e das mudanças implantadas nos cultos religiosos pelos novos padres, recém-ordenados no Estado, pelo primeiro bispo.
Nesta obra, o autor cruza telurismo e crítica social, enaltecendo sua terra natal, ao tempo que recrimina governantes e instituições responsáveis, no seu entender, pelas mazelas sociais que afligiam o Piauí e o Brasil.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica