Este relatório examina o Processo de Contato em Duas Redes Quadradas, aplicando modelos epidemiológicos para simular a propagação de infecções. Utilizam-se redes quadradas para representar relações humanas e simulações computacionais para analisar a dinâmica das infecções, visando aprimorar estratégias de saúde.
Estrutura e Abordagem
Apresentação e Justificativa:
A pesquisa justifica-se pela importância dos modelos epidemiológicos, que vão além do estudo de epidemias, aplicando-se também ao "contágio social".
A relevância do tema é sublinhada pela pandemia de COVID-19 e pela contribuição científica do grupo em modelos teóricos.
Objetivos e Metas:
O objetivo principal é estudar o modelo de Processo de Contato em duas redes quadradas.
Metas incluem a conclusão de um trabalho de conclusão de curso e a publicação de um artigo científico.
Material e Métodos:
O estudo foi iniciado com uma revisão da literatura e treinamento em programação em FORTRAN.
As simulações foram realizadas com diferentes tamanhos de redes quadradas, e os dados obtidos foram analisados com a ferramenta XMGRACE.
Resultados e Discussão:
Foram gerados gráficos representando o Parâmetro de Ordem, Suscetibilidade e Cumulante de Binder, utilizando transformações e colapso de dados para análise crítica.
Os resultados mostram a eficácia das abordagens adotadas para entender o comportamento do modelo.
Conclusões:
A aplicação das equações e a análise dos gráficos permitiram uma compreensão aprofundada dos modelos epidemiológicos, com potencial para aplicação em saúde e outros contextos sociais.
Referências Bibliográficas:
O relatório é fundamentado em uma vasta literatura, incluindo livros, artigos científicos, e estudos sobre modelos de redes e propagação de doenças.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica