Este trabalho discute a importância do socioconstrutivista e das aprendizagens significativas na formação inicial e continuada de professores de geografia. Onde entendemos o socioconstrutivismo com a um processo social , interativo que constrói conhecimento. Assim inserir professores nessa perspectiva os coloca numa visão de professor mediador que percebe o aluno enquanto sujeito da aprendizagem, e a partir disso leva em consideração suas vivências do espaço social vivido , e as ver como significativas e que ajudam a construir um raciocínio geográfico ao invés de uma memorização de conteúdos. Para Oliveira (2018), através dessa percepção e das formas de linguagem relacionadas ao sociointeracionismo é que o professor e os sujeitos sociais relacionam-se com o aluno, sendo referências importantes para a construção do conhecimento escolar. Nesse sentido, Oliveira (1995) corrobora dizendo que o“desenvolvimento psicológico deve ser visto além o atual”, observando a importância do outro na mediação entre cultura, membros sociais e futuros processos interpsicológicos a serem apreendidos. Assim, em corroboração a essa discussão Cavalcanti (1998) reforça que essas teorias socioconstrutivistas são fundamentais à didática, e às metodologias de ensino, para que estas instrumentalizem a produção e aprendizagem dos conceitos geográficos na escola. Esse trabalho é resultado de um projeto de pesquisa macro em andamento : Socioconstrutivismo e aprendizagens significativas na formação inicial e continuada de professores de geografia, ligada ao laboratório de estudos sociais, culturais e ensino de geografia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Dra Josefina Demes, coordenado pelo Prof. Dr Stanley Braz de Oliveira.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica