ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROTAGONISMO DA CRIANÇA: TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Autor
  • Romilda Márcia Tavares dos Santos
  • Co-autores
  • Kely-Anee de Oliveira Nascimento , Fernanda da Silva Campelo
  • Resumo
  •  

    O propósito central deste estudo é investigar como as rotinas pedagógicas na Educação Infantil impactam na aprendizagem e no protagonismo das crianças. A Educação Infantil, sendo a primeira etapa da Educação Básica, é oferecida a crianças de zero a cinco anos, em instituições públicas e privadas, em jornadas parciais ou integrais. Um dos objetivos primordiais desta fase é promover o desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivo, motor, emocional e social. Neste contexto, indagamos: como são estruturadas as rotinas pedagógicas na Educação Infantil, considerando a aprendizagem e o protagonismo das crianças? É crucial refletirmos sobre como planejar e implementar essas rotinas levando em conta o protagonismo infantil no ambiente escolar. Os educadores devem conceber o cotidiano considerando os aspectos cognitivos, socioafetivos e motores das crianças, bem como seus direitos de aprendizagem, que incluem conviver, brincar, explorar, expressar-se, conhecer-se e participar ativamente. Metodologicamente, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, fundamentada nas contribuições teóricas de autores como Barbosa (2006), Rapoport et al. (2017), Horn (2004), Moyles (2010), Oliveira (2012), entre outros, que exploram as rotinas, os fundamentos da Educação Infantil, o dia a dia e a organização dos tempos e espaços educativos. O planejamento das rotinas pedagógicas é um aspecto fundamental na prática dos educadores da Educação Infantil, pois proporciona estabilidade, contribui para o desenvolvimento da autonomia da criança e facilita a organização do tempo e das experiências de aprendizagem, promovendo assim sua consolidação.

     

  • Palavras-chave
  • ROTINAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências Humanas
Voltar
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
  • PIBIC-Ciências Biológicas
  • PIBIC-Engenharias
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências Agrárias
  • PIBIC-Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBIC-Ciências Humanas
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
  • PIBIC-Multidisciplinar
  • PIBIT
  • Simpósio de Produção Científica
  • Extensão Fluxo Contínuo
  • PIBEU - Ciências Agrárias
  • PIBEU - Ciências da Saúde
  • PIBEU - Ciências Exatas, da Terra e da Natureza
  • PIBEU - Ciências Humanas
  • PIBEU - Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBEU - Engenharias e Tecnologias
  • PIBEU - Línguística, Letras e Artes

Comissão Organizadora

RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz

Comissão Científica