A literatura através de suas histórias abrange curtos e longos períodos das vidas das personagens. Essas histórias longas são contadas através do romance de formação, ou Bildungsroman. Peter Childs e Roger Foliver (2006) apontam que o Bildungsroman pode ser traduzido como romance de crescimento. Distanciando-se das características de duração e até mesmo de gênero, Stephen King traz em The Body a jornada de um grupo de crianças, nesse percurso o autor conta os diversos percalços que cada uma das personagens passa em suas vidas, culminando no seu desenvolvimento (ou a falta dele). Assim como outros gêneros, o Bildungsroman passou por mudanças ao longo dos tempos, adaptando-se as questões sociais de cada período. Partindo deste pressuposto, o presente estudo, que trata-se de uma pesquisa de iniciação cientifica, visa responder a seguinte pergunta: de que formas a obra The Body, de Stephen King, problematiza as noções tradicionais do Bildungsroman, sendo esta pergunta transformada em objetivo geral. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa utilizou metodologia de caráter qualitativo do tipo bibliográfico-exploratório. A partir dos estudos bibliográficos foram utilizadas autorias como Bakhtin (1997), Lukacs (2015), dentre outros, para discutir o contexto histórico do Bildungsroman, bem como suas características. Conclui-se que a partir da análise das leituras e discussões propostas ao longo do desenvolvimento da pesquisa, que a desconstrução do Bildungsroman na obra de King acontece desde a sua estrutura, por não ser um romance propriamente dito, pois não é uma narrativa longa, com começo, meio e fim em um longo período de tempo.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica