AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: AFETIVIDADE E AUTORIDADE DOCENTE

  • Autor
  • Ianara do Nascimento Barbosa
  • Co-autores
  • Adriana Borges Ferro Moura
  • Resumo
  •  Autoridade pode ser entendida de variadas formas assim como afetividade também, dependendo de quem as enxerga e de como são abordadas. Assim, é comum entender autoridade como poder sobre o outro ou outros e afetividade como sentimentos sempre positivos (amor, carinho, cuidado). Contudo, o aprofundamento nesses conceitos permite uma compreensão que transcende esses significados postos anteriormente. Nesse sentido, autoridade é um valor ou/e prática que, além de poder sobre o outro, pode ser também entendida como liderança, gestão, compromisso, responsabilidade, domínio intelectual e profissional; paralelo a isso, afetividade, para além dos sentimentos positivos, é também a forma de afetar e ser afetado, sendo possível que os sentimentos relacionados à afetividade também possam ser negativos, uma vez que as possibilidades de afetar e ser afetado são inúmeras, não se restringindo apenas ao aspecto positivo. Por isso, esse estudo buscou abordar os aspectos da autoridade docente e da afetividade e as possibilidades de sua unidade em equilíbrio nos processo de ensino-aprendizagem em contexto universitário. Por conseguinte, com o apoio da literatura científica e das percepções de discentes e docentes dos cursos de Licenciatura na Universidade Estadual do Piauí, Campus Piripiri, conclui-se que o professor precisa ter autoridade para conduzir o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que eles precisam ser conhecedores das necessidades humanas de seus alunos e a partir disso torna-se exequível uma prática pedagógica conduzida por um mentor responsável e profissional e alunos conscientes de seus lugares de aprendizes e também protagonistas, sem o uso abusivo das autoridade e permissividade.

  • Palavras-chave
  • afetividade, autoridade docente, ensino-aprendizagem, universitário
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
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