1. Introdução: A geografia do cotidiano explora a relação entre espaço geográfico e as vivências diárias dos alunos, destacando a importância do professor como mediador no desenvolvimento dos conceitos de território, lugar, paisagem e espaço.
2. Objetivos: Compreender como os conceitos geográficos se manifestam nas vivências dos alunos e destacar o papel do professor e do socioconstrutivismo na construção do raciocínio geográfico.
3. Metodologia: Pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem indutiva, utilizando a fenomenologia da percepção para analisar como a experiência transforma o espaço vivido.
4. Resultados: Os conceitos geográficos são ressignificados no cotidiano, com a mediação do professor, proporcionando um raciocínio geográfico dinâmico e significativo para os alunos.
5. Considerações: O socioconstrutivismo e a mediação do professor transformam as vivências cotidianas dos alunos em raciocínio geográfico, aproximando teoria e prática.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica