O Termo de Assentimento Livre e Esclarecido é fundamental para assegurar o cumprimento das exigências éticas em pesquisas com crianças. No entanto, a elaboração de um documento com linguagem acessível e adequada para esse público tem sido um desafio frequente, de modo a garantir que as crianças compreendam sua participação de forma ética em estudos científicos. Este relato de experiência descreve a construção teórica e metodológica de um termo de assentimento infantil em formato de história em quadrinhos, além de sua aplicação e implementação no estudo. A pesquisa envolveu 32 crianças, com idades entre oito e dez anos, alunos de uma escola da rede municipal de Teresina-PI. O processo seguiu etapas essenciais, como o levantamento teórico das questões éticas, a criação de uma história em quadrinhos adaptada à realidade do campo de estudo, e a aplicação e assinatura do termo. Várias revisões foram necessárias para alcançar a legibilidade de Flesch adequada à faixa etária, resultando em uma história em quadrinhos lúdica, colorida, com personagens diversificados e ambientada nos espaços da escola. O termo alcançou um índice de legibilidade Flesch de 91,81, sendo bem compreendido e aceito pelas crianças, potenciais participantes do estudo. A utilização do lúdico e a adaptação à realidade do contexto de pesquisa e de seus prováveis participantes mostraram-se como estratégias eficazes para engajar os participantes, promovendo autonomia e conscientização sobre o papel deles na pesquisa científica.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica