O projeto de Pesquisa de Iniciação Cientifica em desenvolvimento no âmbito da Universidade Estadual do Piauí. Considera o contexto dos desafios para avançar na qualidade da educação pública no Brasil se expressam nas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei n° 13.005/2014, relacionadas aos níveis, etapas e modalidades da educação, incluindo a valorização dos trabalhadores da educação, a democratização da gestão e o financiamento da educação. Esse estudo se justifica pela necessidade da efetivação do direito à educação, assim com a implementação do PNE, está sendo ameaçados com os processos de ruptura democrática e de avanço das perspectivas neoliberais na gestão da máquina pública, a exemplo da Emenda Constitucional nº 95/2015, que estabelece o teto de gastos públicos por 20 anos. Consiste em investigação de abordagem qualitativa na coleta, sistematização e análise dos dados de produção acadêmica sobre a temática. O congelamento inviabiliza o cumprimento das metas do PNE 2014-2024. A proposta tem por objetivo analisar a produção de conhecimento sobre as políticas educacionais desenvolvidas no nordeste brasileiro no que se refere às publicações em periódicos presentes no Banco de Periódicos da Capes e Scielo de 2014 a 2024. A pesquisa proposta está no campo das políticas educacionais, mais especificamente no campo da análise de políticas(2009).
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica