O presente trabalho versará sobre o uso da fonte histórica na sala de aula tendo como foco o jornal “O Bembém” tributo do “Almanaque da Parnaíba” sendo estes de circulação local na cidade de Parnaíba-PI. Deste modo, iremos investigar o potencial do jornal “O Bembém” no ensino de História Local buscando conhecer os fundamentos acerca do uso do jornal como recurso didático-pedagógico no ensino, especificamente nas aulas de História. Com isso, temos como intuito descrever os caminhos de aplicabilidade de recortes de jornal nas aulas de História. Assim, a perspectiva teórico-metodológica que aborda esta pesquisa estar em relacionar a abordagem da história local apresentada pelo jornal com um livro didático, “Parnaíba: cidade da gente”, distribuído na rede municipal de ensino da cidade através da metodologia de investigação bibliográfica sendo uma pesquisa qualitativa. Contudo, esta pesquisa ainda estar em andamento e para sua conclusão iremos propor a criação de um jornal escolar, na qual, através da relação entre o jornal e o livro didático, os discentes irão falar sobre a História da cidade a partir de outra perspectiva – aluno/pesquisador. Sendo assim, temos como autores locais Idelmar Cavalcante, Josenias Silva e teóricos como Celestin Freinet, José D’ Assunção dentre outros que são fundamentais para a realização desta pesquisa.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica