As várias campanhas publicitárias voltadas para a promoção do parto normal no Brasil entre os anos de 2013 e 2023 revela uma evolução significativa na abordagem semiótica e nas estratégias de marketing social. Essas campanhas utilizaram símbolos e ícones que remetem à naturalidade, saúde e empoderamento feminino, segurança e bem estar com o objetivo de transformar a percepção pública sobre o parto natural. Ademais, a semiótica nas campanhas foi construída para associar o parto normal a elementos positivos, como a segurança do parto normal, autonomia feminina e benefícios para mãe e bebê. O marketing social por trás dessas campanhas teve como foco em educar e conscientizar as gestantes sobre os benefícios do parto normal, desmistificando medos e promovendo uma escolha informada e empoderada. Desse modo, contribuindo para diminuir o excesso de partos cesarianos e maiores informações dos variados benefícios que o parto normal pode contribuir para saúde e bem estar da gestante e recém-nascido.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica