Relato de experiência da Universidade Aberta do Piauí – UAPI nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • Autor
  • Ana Angélica Fonseca Costa
  • Co-autores
  • Luciana Saraiva e Silva
  • Resumo
  • Esse estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da educação a distância (EaD), com mediação tecnológica, ofertada pela Universidade Aberta do Piauí - UAPI, criada através da Lei Nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021. A UAPI tem como premissa a busca da democratização do acesso ao ensino superior em regiões interioranas do Piauí, promovendo inclusão educacional para populações que enfrentam barreiras geográficas e socioeconômicas. Assim, esse estudo tem como objetivo principal: avaliar a eficácia da metodologia de ensino, pesquisa e extensão utilizada pela UAPI, através da sua plataforma tecnológica de mediação educacional e como essa modalidade de ensino minimiza a evasão escolar e maximiza a melhoria do desempenho acadêmico. Já os objetivos específicos incluem: identificar os desafios enfrentados pelos estudantes de EaD no interior; avaliar o impacto da mediação tecnológica no progresso acadêmico; ajustar a plataforma com base em dados de acompanhamento e feedback dos alunos, e propor diretrizes para políticas públicas que incentivem a expansão sustentável do EaD nessas regiões. A metodologia combina análise de dados primário e dissertativo. Os resultados esperados incluem a melhoria da eficiência da EaD no interior do estado, oferecendo um modelo de ensino mais inclusivo e ajustado às necessidades regionais. Até o momento, mais de 1.500 alunos já foram formados, indicando que os objetivos de inclusão e acesso estão sendo alcançados, se observando também que há possibilidades de ampliação de novos desafios, através de ofertas de pós-graduações em que se poderá mensurar resultados mais qualitativos em continuidade a novos resultados.

  • Palavras-chave
  • Gestão e inovação, Administração, relato de experiência
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências Sociais Aplicadas
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