REDAÇÃO DO ENEM E ORGANIZAÇÃO RETÓRICA: ESTRATÉGIAS RETÓRICAS DE TEXTOS PRODUZIDOS POR HUMANOS E POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Autor
  • Erica Alves Oliveira
  • Co-autores
  • Franklin Oliveira Silva
  • Resumo
  • O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem impactado a educação e a produção textual, levantando preocupações sobre a autenticidade e a qualidade das redações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia a articulação e argumentação dos candidatos. Este estudo compara as estratégias retóricas de redações dissertativo-argumentativas geradas por humanos e pela IA, com base na teoria da Sociorretórica de John Swales que explora como a linguagem é utilizada em contextos sociais específicos para alcançar propósitos comunicativos, e nas análises de Cavalcante et al. (2022) que também é referenciada para fornecer uma base teórica sólida sobre a produção de textos dissertativo-argumentativos no contexto do ENEM. A pesquisa, de natureza documental e qualitativa, utiliza como corpus uma redação nota máxima do ENEM e uma gerada pelo modelo GPT-4 da IA ChatGPT sobre o mesmo tema. A análise segue o quadro de passos retóricos de Benedito Gomes Bezerra (2009) e considera as cinco competências avaliativas do ENEM. Os resultados mostram que, enquanto as redações humanas demonstram maior originalidade e adaptação ao contexto, as geradas pela IA são precisas e coesas, mas carecem de profundidade argumentativa. Conclui-se que, embora a IA tenha potencial para auxiliar na organização textual, a criatividade e a conexão com o leitor, características da escrita humana, são insubstituíveis. Assim, a IA deve ser vista como uma ferramenta complementar no ensino da escrita, e não como um substituto para a criatividade humana.

  • Palavras-chave
  • Linguística Textual, Inteligência Artificial, Redação do Enem, Organização Retórica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
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