CUIDADOS COM A SAÚDE DA CRIANÇA: DIFERENTES ASPECTOS QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA (QV), PERFIL MOTOR E LETRAMENTO

  • Autor
  • Lívia Ellen Nascimento Freitas
  • Co-autores
  • Kátia Magaly Pires Ricarte , Luna Maria Barbosa Sousa , Alexandra Rodrigues da Silva , Thaynara dos Santos Brito , Zilmara Gerciane da Silva Vaz
  • Resumo
  •  

    Introdução:  O desenvolvimento da motricidade é um processo no qual tem sido cada vez mais correlacionado com a aquisição da escrita e leitura por estar relacionada aos aspectos maturacionais cognitivos de uma forma geral. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento motor: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal/rapidez, organização espacial, linguagem/organização temporal, lateralidade e associar com o aprendizado da escrita e leitura. Métodos: Pesquisa do tipo transversal e descritiva cuja amostra foi composta por 58 crianças de 03 a 06 anos em uma escola pública de Teresina-PI. Utilizou-se para coleta de dados um questionário demográfico, a Escala de Desenvolvimento Motor Rosa Neto (2002) e o teste adaptado de Helena Serra (2005) para avaliação da escrita. A estatística descritiva BoxPlot contribuiu para analisar dados descritivos e os testes Kruskal-Wallis e Qui-quadrado dados inferenciais. Resultados: Foram identificados associações significativas entre a IMG, escrita e leitura (p>0.0001) assim como na motricidade fina (p>0.001), global (p>0.001), equilíbrio (p> 0.007), esquema corporal (p>0.001), organização espacial (p>0.001) e organização temporal (p>0.001) como influenciadores no letramento. Foi exposto que crianças que do nível 2 não apresentaram dificuldades na escrita e leitura foram as que apresentaram dados mais simétricos, demonstrando que a escrita e leitura junto com a motricidade estavam mais desenvolvidas.  Conclusão: O grupo das crianças que não apresentaram dificuldades na escrita e leitura são as crianças com motricidade mais desenvolvida.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Física, destreza motora, escrita manual, educação pré-escolar, letramento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • PIBIC-Multidisciplinar
Voltar
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
  • PIBIC-Ciências Biológicas
  • PIBIC-Engenharias
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências Agrárias
  • PIBIC-Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBIC-Ciências Humanas
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
  • PIBIC-Multidisciplinar
  • PIBIT
  • Simpósio de Produção Científica
  • Extensão Fluxo Contínuo
  • PIBEU - Ciências Agrárias
  • PIBEU - Ciências da Saúde
  • PIBEU - Ciências Exatas, da Terra e da Natureza
  • PIBEU - Ciências Humanas
  • PIBEU - Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBEU - Engenharias e Tecnologias
  • PIBEU - Línguística, Letras e Artes

Comissão Organizadora

RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz

Comissão Científica