Os desafios do professor de filosofia no novo ensino médio

  • Autor
  • Kleanne do Nascimento Dias
  • Co-autores
  • Adriana Alves de Lima Lopes
  • Resumo
  • A implementação da Nova Base Nacional Comum Curricular (aprovada em 2018) vem sendo alvo de grandes discussões acerca do ensino de Filosofia no Brasil. A nova BNCC (2018) orienta que os diferentes conhecimentos devem dialogar entre si, e no tocante à Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas os conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia devem estar articulados de modo interdisciplinar. No caso de filosofia e sociologia, mais especificamente, cujos conteúdos disciplinares dispunham anteriormente de uma hora aula, agora competem entre si em boa parte dos estados brasileiros para permanecer dentro de um currículo que, embora teoricamente oriente para uma formação integral, autônoma e protagonista de seus jovens estudantes, na prática já apresentam grandes prejuízos para a formação humana e cidadã desses estudantes, posto que principalmente na escola pública, o despreparo para a efetivação desse modelo é assustador. O ensino de Filosofia no novo ensino médio se tornou um problema a ser marcado, evidenciando ainda mais que o ensino de filosofia é um problema filosófico, visto que, os materiais que compõem esse componente curricular não carregam conteúdos que norteiam a história da filosofia.

  • Palavras-chave
  • professor, ensino, desafio
  • Modalidade
  • Vídeos
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