Os transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGMs) cujo genoma possui parte do DNA de outra espécie. Apesar da comercialização de alimentos transgênicos ter aumentado nos últimos anos, a sociedade ainda recebe informações deturpadas sobre os mesmos. Uma vez que a escola tem papel fundamental na divulgação dos conhecimentos científicos sobre o tema, objetivou-se analisar as concepções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre os transgênicos e como esse tema é abordado nos livros didáticos (LDs). A pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado a 109 estudantes de 04 escolas públicas e 01 privada de São Raimundo Nonato - PI. Os livros didáticos (05) foram avaliados considerando o conteúdo, as imagens e a linguagem. Apenas 4,59% dos estudantes conseguiram definir corretamente o conceito de alimento transgênico, demonstrando confusão entre o reconhecimento e o consumo desses alimentos. Os conhecimentos adquiridos a respeito do tema tem como fontes de informação: a escola (29,79%), os meios de comunicação (23,94%) e as redes sociais (19,15%). De modo geral, os LDs apresentam o conceito de transgênicos de forma clara e possuem imagens de boa qualidade, com exceção do LD1 e LD2 que necessitam de ajustes, respectivamente, quanto às imagens e à linguagem. Os alunos demonstram um conhecimento limitado e superficial sobre os transgênicos sendo notório o impacto das redes sociais e meios de comunicação na divulgação do tema. Portanto, é crucial aprimorar a educação científica sobre o tema nas escolas para promover uma compreensão mais precisa entre os estudantes.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica