As condições de trabalho dos profissionais da educação do campo em uma escola pública municipal de Campo Maior-PI

  • Autor
  • Roberivando Pereira Borges
  • Resumo
  • Esta pesquisa objetivou analisar as condições de trabalho dos profissionais da educação do campo em uma escola pública Municipal de Campo Maior-Piauí, por um viés de perspectiva social, cultural e política sobre as práticas pedagógicas desenvolvida no âmbito educacional, demonstrando compreensão global dos aspectos físicos e materiais da instituição de ensino do campo. Os objetivos específicos, foram: verificar como ocorre a formação inicial e continuada dos profissionais da educação do campo em uma escola pública municipal de Campo Maior Piauí, caracterizar as condições dos processos pedagógicos desenvolvidos pelos profissionais da educação do campo em uma escola pública Municipal de Campo Maior, analisar as potencialidades/dificuldades para o desenvolvimento das atividades escolares. Teve-se como teóricos: Arroyo (2004); PNE (2014-2024, lei n 13.005/2014); Itunes-Rocha (1995); Brandão (2019); LDB (Lei 9.394/96); Freire (2014); Santos (2007); Saviane (1987); Gadotti (2015), Morais (2020) entre outros. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 3 participantes da escola e contou também com o levantamento de dados documentais. A análise verificou que há sim condições mínimas de trabalho para esses profissionais que atuam na educação do campo, no entanto notou-se que estes profissionais não gozam de formação específica para atuarem na modalidade da educação do campo, tendo em vista que esta formação faz-se necessária para compreender as particularidades dessa educação. Porém, mesmo frente a muitos desafios há condições para exercer a profissão, pois esses profissionais se esforçam e fazem o seu trabalho com grande valia.

  • Palavras-chave
  • Educação do campo, ensino básico, condições de trabalho, profissionais da educação.
  • Modalidade
  • Vídeos
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