O presente trabalho é recorte de uma pesquisa em andamento promovida pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), na qual será feita uma discussão acerca das principais teorias do brincar utilizadas por professores de educação infantil segundo pesquisas desenvolvidas no estado do Piauí. Por meio de uma investigação mais abrangente será observado a prática pedagógica de professores da educação infantil no estado do Piauí, bem como as principais abordagens teóricas presentes na prática do professor, além de refletir criticamente sobre o direito de brincar infantil. A pesquisa é do tipo bibliográfica, com uma abordagem qualiquantitativa, e se dará por um levantamento das fontes, de caráter geral e seletiva em bancos de dados da internet, trabalhos defendidos nos últimos cinco anos com o tema brincar na educação infantil no contexto piauiense. Portanto é imprescindível abordar esse assunto pois contribuirá sobremaneira para a prática pedagógica de professores e para a educação em geral, é válido ressaltar que a temática do brincar na educação infantil apesar de ser um assunto muito relevante para o meio educacional ainda é pouco discutida no meio educacional, essa afirmação se dar pelo fato de haver poucos trabalhos desenvolvidos com a temática no estado. Para tanto, a pesquisa em questão pretende, favorecer aos acadêmicos de pedagogia, professores e a todos que se interessarem pelo tema, a possibilidade de conhecerem um pouco mais sobre o assunto, sobretudo, dar visibilidade acerca da situação do direito de brincar infantil na realidade do estado do Piauí.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica