O suicídio é um fenômeno complexo, influenciado por uma série de fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, e tem sido amplamente debatido na sociedade, embora pouco estudado no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal é compreender como o ambiente escolar pode influenciar o risco de ideação e comportamento suicida entre alunos com TEA e identificar estratégias eficazes para prevenir esses casos. A metodologia adotada incluiu a revisão de livros, artigos e estudos científicos relevantes, com uma abordagem qualitativa para analisar dados e identificar padrões. Os resultados indicam que a literatura brasileira ainda é escassa em relação à correlação entre autismo e suicídio no contexto escolar. O estudo revela que o bullying, frequentemente experienciado por alunos com TEA, pode agravar sentimentos de isolamento e depressão, aumentando o risco de ideação suicida. A falta de suporte emocional e a dificuldade de comunicação enfrentadas por esses alunos são fatores críticos que contribuem para esse risco. O estudo também destaca que a formação dos profissionais de educação e a criação de um ambiente escolar inclusivo são essenciais para mitigar esses riscos. A conclusão do trabalho aponta para a necessidade que a escola tem de adotar práticas que promovam a inclusão e o respeito às diferenças, oferecer suporte emocional adequado e implementar políticas claras contra o bullying. A criação de um ambiente escolar acolhedor e compreensivo pode ajudar a reduzir significativamente o risco de suicídio entre alunos com TEA, proporcionando um espaço onde esses alunos possam se sentir aceitos e apoiados.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica