Esperança Garcia: perspectivas interseccionais, críticas e libertadoras na Educação em e para Direitos Humanos

  • Autor
  • Antonia Marina de Jesus Oliveira
  • Co-autores
  • Elvis Gomes Marques Filho
  • Resumo
  •  

    O projeto "Esperança Garcia: perspectivas interseccionais, críticas e libertadoras na Educação em e para Direitos Humanos" promoveu ações extensionistas voltadas para a educação em Direitos Humanos, com foco em grupos vulneráveis. Seus principais objetivos incluíram a defesa e promoção dos direitos fundamentais, a construção da cidadania participativa e o diálogo com movimentos sociais sobre garantias e liberdades, baseados na Constituição de 1988 e tratados internacionais. 

    A justificativa do projeto se baseou no reconhecimento da educação como direito fundamental, especialmente para grupos marginalizados, conforme a Constituição. A partir de uma perspectiva interseccional, o projeto visou proporcionar uma educação crítica e libertadora, capacitando esses grupos e garantindo o respeito a seus direitos. A urgência de mobilizar a sociedade civil e enfrentar as violações de direitos, em Picos, motivou sua criação. 

     

    Os resultados foram expressivos: o projeto criou um canal de atendimento para violações de direitos humanos, promoveu palestras e rodas de conversa sobre temas como direitos indígenas e intolerância religiosa, além de produzir materiais educativos, como a cartilha "A liberdade de crença e a intolerância religiosa", publicada na Editora UESPI. Essas atividades ampliaram o conhecimento sobre direitos humanos, fortaleceram a participação de movimentos sociais e contribuíram para a conscientização e empoderamento das comunidades envolvidas.

  • Palavras-chave
  • Esperança Garcia, Interseccionalidades, Direitos Humanos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBEU - Ciências Sociais Aplicadas
Voltar
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
  • PIBIC-Ciências Biológicas
  • PIBIC-Engenharias
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências Agrárias
  • PIBIC-Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBIC-Ciências Humanas
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
  • PIBIC-Multidisciplinar
  • PIBIT
  • Simpósio de Produção Científica
  • Extensão Fluxo Contínuo
  • PIBEU - Ciências Agrárias
  • PIBEU - Ciências da Saúde
  • PIBEU - Ciências Exatas, da Terra e da Natureza
  • PIBEU - Ciências Humanas
  • PIBEU - Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBEU - Engenharias e Tecnologias
  • PIBEU - Línguística, Letras e Artes

Comissão Organizadora

RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz

Comissão Científica