O presente trabalho é fruto da pesquisa Afetividade na relação professor-aluno em contexto universitário: a percepção docente sobre afetividade no contexto universitário, realizada nos anos de 2023 e 2024, estando vinculada ao PIBIC pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e que teve por objetivo: Investigar a percepção docente sobre a afetividade nas realidades educacionais e docentes complexas do dia a dia nas salas de aula da universidade. Para a realização da investigação foi utilizada a abordagem qualitativa utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários e foi realizada na UESPI campos de Piripiri, com três professores de ensino superior considerados afetivos por seus alunos, sendo dois homens e uma mulher. A partir da análise de dados foi possível verificar que os professores do ensino superior percebem a afetividade como uma importante prática para melhorar a relação professor aluno e ajudar no processo de ensino e aprendizagem. Assim, foi possível concluir que a afetividade é uma grande aliada da educação, independente da idade dos alunos, além de ser um instrumento intátil que facilita a prática docente
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica