As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na Rede Municipal Pública de Campo Maior-PI

  • Autor
  • Aurilene Sobrinho Brito
  • Co-autores
  • Lucineide Maria dos Santos Soares
  • Resumo
  • Este estudo analisou a gestão democrática das escolas da rede pública municipal de Educação Infantil do de Campo Maior-PI. Tratou-se dos aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e educacionais envolvendo a gestão na educação infantil e a legislação vigente a nível local e nacional. Buscou-se responder o questionamento: como ocorrem as formas de escolhas dos gestores da rede pública municipal de ensino infantil no município de Campo Maior-PI? Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com análise em documentos, teoria e entrevistas estruturadas. Como aporte teórico foram utilizadas as contribuições de Dourado (1990), Freire (1987, 1996), Gracinho (2007), Libâneo (2011) e Paro (1986, 1995, 2001, 2003, 2011), dentre outros. Por meio dessa pesquisa constatou-se que o cenário educacional precisa ser participativo e democrático e que o melhor lugar para estimular a democracia é a partir da escola. Conclui-se que no caso da educação infantil, na atualidade, os processos estão lentos e que, por mais que sejam definidos critérios para assumir um cargo de gestão, essa prioridade processual fica apenas por conta da direção escolar, deixando livre a indicação política para os demais cargos que compõem a equipe gestora. Esse problema, não é somente comum em cidades pequenas, mas ficou claro que é uma situação que prevalece em todo o sistema educacional público do país, visto que em sua maioria, esses cargos são assumidos via indicação.

  • Palavras-chave
  • gestão democrática, educação infantil, democracia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências Humanas
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