Políticas de Educação em Tempo Integral em municípios do Estado do Piauí.

  • Autor
  • Valdeney Lima da Costa
  • Resumo
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    Este trabalho  apresenta resultados de pesquisa de iniciação científica realizada no período de 2023/2024. A finalidade foi identificar projetos ou programas de educação integral em tempo integral em municípios localizados na área de abrangência da 14ª Gerência Regional de Educação (GRE), no sul do Estado do Piauí. Essa investigação, de natureza qualitativa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com procedimentos de obtenção de dados em portais institucional e de notícias locais. O quadro teórico foi apoiado em estudos de Coelho (2016), Cavaliere (2009), pesquisadoras essas que produziram artigos e livros sobre a temática em debate. A partir desse estudo compreendemos a existência e a circulação de diferentes concepções de educação integral e tempo integral. Ou seja, não há uma visão única sobre a temática. Em algumas iniciativas contemporâneas, a proposta da escola em tempo integral é usada como estratégia para várias gestões educacionais a fim de reparar os baixos índices de aprendizagem e promover a formação do aluno na sua integralidade. Na área de abrangência da 14ª GRE, identificamos duas redes de ensino municipais que dispõem de escola em tempo integral: Bom Jesus (1); Cristino Castro (1). Nesses municípios, a jornada ampliada atende estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A perspectiva é que mais municípios ofertem a jornada ampliada após a pactuação de matrículas no Programa federal Escola em Tempo Integral, bem como o fechamento de convênios para a construção de escolas em tempo integral nos municípios de Currais, Bom Jesus e Redenção do Gurguéia.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação integral; Tempo integral; Redes municipais de ensino;14ª GRE; Piauí
  • Modalidade
  • Pôster
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  • PIBIC-Ciências Humanas
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