A Atuação de Entidades Privadas na Educação Básica do Piauí: Análise de Programas e Projetos executados

  • Autor
  • Vinícius José Veras do Nascimento
  • Co-autores
  • Samara de Oliveira Silva
  • Resumo
  • O estudo aborda a privatização na rede estadual de educação básica do Piauí, analisando a atuação de atores privados em programas implementados pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/PI). O trabalho destaca o fortalecimento de parcerias público-privadas após a lei 13.019/2014, que facilitou o financiamento de instituições filantrópicas, como a Fundação Lemann e o Instituto Unibanco. Essas organizações participam de iniciativas como o PRO Alfabetização e o Programa Jovem do Futuro, participando de uma forma incisiva na educação pública do estado. A pesquisa se desenvolveu com uma abordagem qualitativa, baseada em análise de documentos oficiais e bibliografia especializada, buscando mapear as estratégias de privatização na educação básica. Os resultados mostram a crescente participação de entidades privadas na gestão e oferta de ensino no Piauí, com destaque para programas de alfabetização e formação de gestores. Entre as iniciativas, o Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (PROAJA) foi um dos maiores projetos de alfabetização do estado, com meta de atingir 200 mil pessoas entre 2021 e 2022. Outros programas, como o "Volta ao Novo", promovido pelo Instituto Ayrton Senna, e o "Gestão Nota 10", tem a narrativa de melhorar a gestão e os resultados educacionais por meio de parcerias com o setor privado. O estudo sugere que essa crescente privatização, deve ser observada criticamente, visando assegurar uma educação pública de qualidade, ampla e irrestrita, em oposição às tendências neoliberais.

  • Palavras-chave
  • Privatização, Educação Básica, Parcerias Público-Privadas
  • Modalidade
  • Pôster
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