QUEM SÃO OS DOCENTES QUE ATUAM EM ESCOLAS DO CAMPO NO PIAUI?

  • Autor
  • Sâmia Maria de Brito Amâncio
  • Co-autores
  • Lucineide Barros Medeiros
  • Resumo
  • O estudo analisa a composição do corpo docente em escolas do campo no Piauí, considerando sua importância na oferta e implementação das políticas educacionais em áreas rurais de assentamentoA discussão considera aportes legais-normativos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e desafios históricos diante da atuação de professores(as) que atuam na escola do campo e são formados(as) majoritariamentena lógica urbano-centrada, comprometendo o imperativo político-pedagógica que requer uma educação contextualizadaOs dados qualiquantitativos foram analisados pela abordagem quantitativa, a partir de postura exploratória e explicativaForamextraídos na Plataforma do Laboratório de Dados Educacionais das universidades federais do Paraná e de Goiás, baseados em resultados do Censo Escolar da Educação Básica, considerando escolas situadas na zona rural em áreas de assentamento, em municípios do Piauí destacando os de mais elevados e mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), em cada Território de Desenvolvimento do PiauíA análise demonstrou que a situação da educação no Piauí é marcada por relevantes desigualdades entre as ofertas nas áreas urbanas e rurais e que 69% de professores(as) de escolas de assentamentos são mulheres e 56% têm vínculo efetivo. A qualificação docente ainda é precária, com professores possuindo apenas ensino médio, quando a legislação exige o ensino superior desde 1996; esse quadro evidencia a necessidade de politica de valorização docentes, considerando as suas especificidades.

  • Palavras-chave
  • Docentes de escolas de assentamento; Escolas do campo; valorização docente
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências Humanas
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