A presente apresentação aborda o tema das intervenções experimentais no tratamento de concepções alternativas no ensino de mecânica, com foco na criação de vídeos experimentais virtuais e roteiros didáticos. As concepções alternativas são explicações equivocadas que os alunos desenvolvem com base em suas vivências cotidianas, mas que não estão alinhadas com os conceitos científicos corretos. O objetivo do projeto é produzir vídeos que ilustrem conceitos como inércia, atrito, força e gravidade, utilizando simuladores para apresentar situações cotidianas que ajudem a corrigir esses equívocos.
A metodologia adotada envolve a criação de vídeos experimentais complementados por roteiros que auxiliam os professores em sala de aula. Um dos vídeos exemplares apresentados é o de inércia, no qual uma mulher numa cadeira de rodinhas continua em movimento após o freio de um ônibus, explicando o princípio da inércia. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão dos conceitos de mecânica por parte dos alunos, além de proporcionar um material didático visual de suporte para os educadores.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica