Ao analisarmos a oferta de políticas de educação escolar para as populações indígenas em indicadores socioeconômicos do Piauí. O Censo Demográfico de 2022 do IBGE mostra que a população indígena no Piauí aumentou em mais de 100% em relação a 2010. Realizamos uma pesquisa documental, com dados do Censo Escolar, disponibilizados pelo Laboratório de Dados Educacionais das universidades federais do Paraná e de Goiás. Na série de 2016 a 2022, em diálogo com exigências da LDB 9394/96 e outras legislações auxiliares, a exemplo do Parecer CNE/CEB n.º 14/1999 (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena) e a Resolução CNE/CEB no 03/1999 (Diretrizes Nacionais para o funcionamento das Escolas indígenas) e das determinações do Plano Estadual do Piauí (2015–2025), (Lei 6.733/2015), que estabelece metas para promover a educação e inclui a promoção da educação escolar indígena. Os dados sobre a matrícula de indígenas em áreas geográficas indiferenciadas expressam uma pequena prevalência na matrícula de pessoas do sexo feminino e muito baixa matrícula em escolas de terras indígenas; elevado analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais (1.140 pessoas no ano de 2019). No ano de 2022, o número máximo de anos de estudo foi 16 anos, alcançado somente por 288 pessoas e não há dados disponíveis relativos aos anos de 2020, 2021 e 2022. Existe um grande contingente populacional contemplado com o programa Bolsa Família (3.886 no ano de 2019 e 2.377 no ano de 2022) e em nenhum dos anos da série foi registrada a oferta de creche.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica