O ENSINO DA ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA E ALUNOS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

  • Autor
  • LARYSSA CANDIDA SOARES DE HOLANDA GADELHA
  • Resumo
  • A escrita é uma ferramenta de comunicação representada por símbolos gráficos específicos para torná-la reconhecível e comum a todos os que adquiriram esse sistema e, como é comum a um sistema, regras e normas, espera-se que sejam respeitadas. Entretanto, no processo de aquisição dessa ferramenta e do seu desenvolvimento, nem todo indivíduo tem competências ou habilidades em seu traçado e, devido a diversos fatores, o resultado durante o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa escrita na escola é marcado por transtornos na escrita. Algumas dessas dificuldades conhecidas como disgrafia e disortografia são distúrbios na escrita caracterizadas por uma “letra feia”, ilegível e desacordos ortográficos. Pensado nisso, este trabalho tem por objetivo analisar a escrita de alunos de uma escola pública municipal na cidade de Teresina – Piauí, a fim de apresentar o resultado desses transtornos presentes neles. Os principais autores utilizados para fundamentar a investigação foram: MORAIS (1959), JOSÉ e COELHO (1989) e MENDONÇA (2008), SAUSSURE (1916), TRAVAGLIA (2001), BAGNO (2014) e HIGOUNET (2003). A metodologia utilizada foi bibliográfica quanto aos procedimentos teóricos e abordagem de cunho documental qualitativo no que diz respeito à análise do material recolhido de dois (2) alunos. Como resultado da análise, observou-se que os alunos selecionados apresentam os transtornos de disgrafia e disortografia não apenas por seus erros ortográficos ou pela leitura ilegível, mas devido aos indicadores desses transtornos serem recorrentes na escrita de suas atividades.

  • Palavras-chave
  • Escrita, Processo de ensino-aprendizagem, Transtornos de aprendizagem, Disgrafia, Disortografia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
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