O Acompanhamento Terapêutico baseado em Análise do Comportamento pode contribuir de forma significativa para a educação inclusiva ao oferecer intervenções personalizadas que atendem às necessidades específicas de alunos com dificuldades de aprendizagem ou necessidades especiais. Com o uso de princípios comportamentais, o acompanhante terapêutico realiza observações e avaliações sistemáticas do comportamento, permitindo ajustes contínuos nas estratégias pedagógicas para assegurar o avanço acadêmico e comportamental dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a literatura sobre a atuação do Acompanhante Terapêutico em Análise do Comportamento como estratégia da Psicologia para promover a Educação Inclusiva, utilizando uma abordagem qualitativa do tipo análise documental. Como resultado foi possível identificar que Acompanhante Terapêutico (AT) desempenha um papel de suma importância para garantir os direitos do público-alvo da educação especial.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica