A intervenção dos organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial encontra na realidade brasileira uma situação de subserviência dos governos à economia mundial, repercutindo de maneira determinante na educação pública. proposta de uma educação de qualidade voltada para assegurar as condições básicas que viabilizem o direito à educação é uma ideia perseguida há muito tempo no Brasil, com ações que conduzissem à: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar. O projeto de pesquisa tem por objetivo geral: analisar as novas orientações propostas pelo Banco Mundial para o Ensino Médio brasileiro. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho documental contará com a adoção dos procedimentos da análise de conteúdo nos termos de Bardin (2011) com a adoção da técnica de analise conteúdo categorial – consistiu na seleção dos artigos, leitura, organização de extratos do texto em um quadro analítico que será categorizado e analisado. O Projeto de Pesquisa está em desenvolvimento ao final espera-se ter: Caracterizado os projetos financiados no Brasil voltados para o ensino médio a partir de um levantamento no site do Banco Mundial; Mapeado os “Projetos e Operações” do Banco Mundial e suas relações com agencias no Brasil; Identificado todos os projetos voltados para o Ensino Médio no Brasil; Analisado as concepções de educação, currículo e formação humana nessa agenda no contexto da financeirização da educação.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica