O estudo abordou sobre a Reforma do Ensino Médio na rede estadual do Piauí. Esta etapa da educação básica está assegurada na Emenda Constitucional de nº 59| 2009 onde torna o ensino médio obrigatório para crianças de 15 a 17 anos. O projeto de pesquisa buscou analisar sobre a incorporação do ensino médio ao Fundeb, o cumprimento da Emenda Constitucional nº 59, avaliação das ações governamentais na gestão dessa etapa da educação básica e a Reforma do Ensino Médio. Sendo assim, este projeto de pesquisa objetivou analisar as novas configurações do ensino na Rede Estadual de Educação, decorrente da nova legislação educacional representada pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e a Lei 13.415/17. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar as tendências de privatização e desafios da ação estatal para a gestão com vistas a garantia do direito à educação, mapear a legislação, os dados educacionais, financeiros e a produção de conhecimento sobre política educacional do/no Piauí, colaborando no levantamento de dados para a plataforma digital de acesso público para apoiar o desenvolvimento de pesquisas e a ação da sociedade civil no monitoramento e avaliação de políticas educacionais. O currículo do Piauí para o Novo Ensino Médio (Brasil, 2021) preconiza que, considerando o contexto contemporâneo, o currículo para a etapa do ensino médio visa um modelo de educação pautado no exercício da cidadania, na promoção de uma sociedade justa e igualitária e no compromisso com o desenvolvimento social
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica