INTRODUÇÃO: O avanço da pandemia do COVID-19 causou severas mudanças no cotidiano dos indivíduos, afetando principalmente o consumo alimentar e a garantia da segurança alimentar, cujo diversos desafios socioeconômicos e culturais agravaram-se com o isolamento social desse atual cenário pandêmico. OBJETIVOS: Diante desta realidade, o objetivo deste trabalho é identificar quais desafios dificultaram a garantia da segurança alimentar em tempos de pandemia. MÉTODOS: Foram utilizados artigos científicos dos últimos três anos obtidos através da plataforma Google Acadêmico. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O COVID-19, conhecido também como SARS-CoV-2 é um vírus altamente transmissível e causador de sintomas, como febre, dores, tosse, além de problemas gastrointestinais e respiratórios. Considerando sua fácil transmissão associado a problemas sociais e econômicos, como a desigualdade social e restrição de renda, é possível considerar que tais fatores contribuíram para um aumento na dificuldade de acesso aos alimentos pelas populações mais vulneráveis. É importante salientar que o consumo de alimentos ultraprocessados aumentou durante a pandemia, devido a sua acessibilidade e baixo custo, e como a escolha destes é uma forma de garantir uma alimentação na mesa de famílias com acesso restrito ou até mesmo sem acesso a alimentos saudáveis. A situação piora quando considera-se grupos populacionais que não são alcançados pelas políticas públicas de combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional. CONCLUSÃO: Sendo assim, é importante que haja a discussão da temática segurança alimentar, e até que ponto a sua garantia foi afetada com a disseminação do vírus no Brasil, bem como buscar medidas que possam contribuir na garantia de acesso à uma alimentação segura e nutritiva em qualidade e quantidade suficientes, respeitando a cultura e hábitos de cada região.
ALPINO, T. M. A.; BOCCA, C.; BARROS, D. Reflexões sobre os efeitos da pandemia da COVID-19 na (In)Segurança Alimentar e Nutricional da População Brasileira. Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde, 2021. Escola de Nutrição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: www.seer.unirio.br/ralnuts/article/view/10985. Acesso em: 06 jun. 2022.
DURÃES, Sabrina Alves et al. Implicações da Pandemia da Covid-19 nos Hábitos Alimentares. Revista Unimontes Científica, Montes Claros (MG), Brasil, v. 22, n. 2, p. 1-20,jul./dez. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/. Acesso em: 06 jun. 2022.
FILHO, O. J. S; JUNIOR, N. N. G. O amanhã vai à mesa: abastecimento alimentar e COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/H8WLX8SWhGPxBf9GGfhBSVz. Acesso em: 06 jun. 2022.
RIBEIRO-SILVA, Rita et al. Implicações da pandemia COVID-19 para a segurança alimentar e nutricional no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva. Bahia, 30 jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/mFBrPHcbPdQCPdsJYN4ncLy. Acesso em: 06 jun. 2022.
SOUZA, Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto et al. (In)segurança alimentar no Brasil no pré e pós pandemia da COVID-19: reflexões e perspectivas. InterAm J Med Health, 2021. Disponível em: https://www.scilit.net/article/f53449db8778f7a574c87f8533fe5325. Acesso em: 06 jun. 2022.
Comissão Científica