1Ana Jéssica Ferreira Alencar ; 2Fernanda Ferreira de Sousa; 3 Joel Filipe Campos Reis; 4 Jose Francisco Miranda de Sousa Junior;
1,2,4 Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA; 3 Faculdade de Ciências e Tecnologia de Brasília - FACITEB
E-mail do autor: anajessica.alencarfisio@gmail.com
INTRODUÇÃO: Os sistemas de triagem, são os instrumentos base para a organização dos atendimento em situações de urgência e emergência e garantir o fluxo dos usuários, considerando a grande demanda pelos serviços. O protocolo do Sistema de Classificação de Risco Manchester remete a fluxogramas com discriminadores em cada passo para atribuir uma das cinco categorias de triagem (por cores) aos pacientes. A cor indica o grau de urgência e o tempo de espera máximo para o atendimento médico, ou seja, estabelece qual é a prioridade do paciente. OBJETIVOS: Investigar sobre a percepção da equipe multiprofissional sobre o protocolo de Manchester por meio de uma revisão de literatura. MÉTODOS: Este estudo é uma revisão integrativa realizada por meio da biblioteca virtual em saúde-BVS, PUBMED e Google Scholar, através dos descritores, Equipe Multiprofissional, Protocolo de Manchester, Assistência Hospitalar, associados aos operadores lógicos booleanos AND e OR. Foram incluídos artigos disponíveis completos, dentro da temática em estudo, publicados em português e em outros idiomas. Foram excluídas teses, dissertações, artigos de revisão, e sem vínculo com a temática em questão. RESULTADOS: A maioria dos artigos encontrados aponta sobre a percepção e atuação de enfermeiros e médicos com o protocolo de Manchester, poucos estudos abordam sobre o treinamento e percepção da equipe multiprofissional sobre este protocolo. CONCLUSÃO: É necessário mais estudos com a equipe multiprofissional como um todo para com esse protocolo, pois para ordenação de fluxo é necessária uma atuação efetiva de todos os membros da equipe e a classificação de risco é uma base de direcionamento para assistência.
Palavras-chave: Equipe Multiprofissional. Protocolo de Manchester. Assistência Hospitalar.
REFERÊNCIAS
DE SOUZA, Fernanda Daniela; BARRETO, Leonardo Brandão. Sistema de Triagem Manchester de Risco. SAÚDE DINÂMICA, v. 4, n. 2, p. 11-28, 2022.
PAGLIOTTO, Laura Formigoni et al. Classificação de risco em uma unidade de urgência e emergência do interior paulista. Cuid Arte Enferm, v. 10, n. 2, p. 148-155, 2016.
FERRANTI, Eliziane et al. Nova proposta de acolhimento com classificação de risco no serviço de emergência de um hospital universitário do sul do Brasil. Clinical and biomedical research. Porto Alegre, 2019.
Comissão Organizadora
Fernanda Ferreira de Sousa
Joel Filipe Campos Reis
Comissão Científica