ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO PERFIL DE MORTALIDADE POR CÂNCER DE PRÓSTATA NO BRASIL: A ESCOLARIDADE EM FOCO

  • Autor
  • Bárbara de Magalhães Souza Gomes
  • Co-autores
  • Anna de Paula Freitas Borges , Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva
  • Resumo
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    Introdução: O câncer de próstata ocupa, atualmente, no Brasil, o segundo lugar entre os cânceres mais comuns, entre homens. Sendo assim, o diagnóstico precoce se compõe como fundamental estratégia, no que tange identificar o tumor em sua fase inicial, e, portanto, melhorando as chances de tratamento e prognóstico destes pacientes. Para tanto, faz-se necessário ressaltar a relevância de uma população bem informada e com o devido acesso a esse conteúdo. Entretanto, essa realidade é ainda muito distante do cenário atual, indubitavelmente, marcado por profundas disparidades sociais. Nesse contexto, destaca-se a escolaridade, em diversos estudos associado a bons hábitos de saúde, fator o qual se reflete, diretamente, nos índices de mortalidade. Objetivos: Analisar o impacto da desigualdade social, a partir da escolaridade, nos índices de mortalidade do câncer de próstata, no Brasil. Métodos: Trata-se de estudo epidemiológico descritivo quantitativo, em que foi utilizada a plataforma DATASUS, para obtenção dos dados. A busca foi feita pelos óbitos, por neoplasia maligna de próstata, segundo o ano de sua ocorrência, em relação à escolaridade, no período de 2015 a 2018. Resultados: O maior número de óbitos, em todos os anos, se encontrou no índice de escolaridade de 1 a 3 anos de ensino. Quando se compara com a escolaridade de 12 anos ou mais, percebe-se que essa faixa de estudo é a que menos morre, representando, em média, 21% da quantidade de mortes, referente ao índice de ensino anteriormente citado. Outro dado que chama a atenção é o fato da escolaridade de 1 a 3 anos ser a única que vem apresentando discreto padrão de redução de mortes. Conclusão:Este estudo demonstrou relação entre o número de óbitos por câncer de próstata e o nível de escolaridade desses pacientes, verificando-se, por exemplo, que a faixa de estudo que menos morre é a de 12 ou mais anos de instrução escolar. Todavia, ressalva-se que esse fator não constitui uma questão isolada, visto que o contexto social de uma pessoa que possui menor escolaridade, na maioria das vezes, é de maior precariedade.

     

  • Palavras-chave
  • Neoplasias da Próstata; Escolaridade; Detecção Precoce de Câncer.
  • Área Temática
  • Oncologia
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O I Congresso Acadêmico Beneficente de Oncologia e Hematologia da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia (LAOH) é uma iniciativa de seus membros em parceria com docentes e colaboradores a fim de promover a realização de um evento acadêmico científico de relevância que contribua para fortalecer os tripés ensino-pesquisa-extensão. 

O objetivo central deste evento, além de complementar a formação e aprendizado dos participantes, é contribuir para a disseminação e fortalecimento do âmbito da Oncologia e Hematologia por meio de atividades científicas com contribuições para a realidade local. Além disso, tem o intuito solidário de doação à instituições que lutam contra o câncer.


O I Congresso Acadêmico Beneficente de Oncologia e Hematologia foi um evento sem fins lucrativos, visto que todo o dinheiro arrecado foi destinado à doações para as seguintes instituições:  Hospital Araújo Jorge e a Casa de Apoio São Luiz.


Realizado entre os dias 28 e 29 de setembro de 2020 na modalidade virtual em função da pandemia pelo novo coronavírus, o congresso contou com a presença de profissionais e pesquisadores renomados de todo o Brasil que contribuíram demasiadamente através das palestras, troca de experiências e orientações científicas aos participantes.

  • Clínica Médica
  • Oncologia
  • Hematologia
  • Clínica Cirúrgica
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Camila de Assunção Martins
Paula Pacheco Katopodis
ABLAM Nacional
Bárbara de Magalhães Souza Gomes
Joaquim Ferreira Fernandes
Mariana da Silveira Castro
Mariana de Oliveira Andrade
Wanessa Medeiros Pimenta
Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva

Comissão Científica

Coordenador Docente: Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva

Ana Carolina de Castro Mendonça Queiroz
Ana Karolina Lopes
Ana Lúcia Teixeira de Carvalho Zampieri
Andressa Santana Santos
Antônio da Silva Menezes Júnior
Aroldo Vieira de Moraes Filho
Carla Danielle Dias Costa
Clayson Moura Gomes
Cláudio Quintino de Lima Junior
Cristiene Costa Carneiro
Daiane de Oliveira Cunha
Daniel Rodrigues de Bastos
Edna Joana Claudio Manrique
Elisângela Gomes da Silva
Fernanda de Oliveira Feitosa de Castro
Flávio Monteiro Ayres
Frank Sousa Castro
Fábio Silvestre Ataides
Gésner José de Almeida Filho
Hermínio Mauricio da Rocha Sobrinho
Isabel Cristina Carvalho Medeiros Francescantonio
Isabela Cinquini Junqueira
Jacqueline Andréia Bernardes Leão-Cordeiro
Jalsi Tacon Arruda
Laiza Alencar Santos Barros
Larisse Silva Dalla Libera
Leonardo Luiz Borges
Lorenna Rocha Lobo e Silva Mamede
Lucas Luiz de Lima Silva
Marco Aurélio Cândido de Melo
Marcos Vinícius Milki
Marcus Vinícius Paiva de Olveira
Nathália Amaral Nogueira
Poliana Peres Ghazale
Pollyanna Silva
Renata de Bastos Ascenço Soares
Roseneide Aparecida Conde
Selma Rodrigues Alves Montefusco
Suzana Ferreira Alves
Sérgio Henrique Nascente Costa
Thaiza Dias dos Anjos
Vinicius Barreto da Silva
Vivianny Aparecida Queiroz Freitas
Xisto Sena Passos