PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MAPEAMENTO DA JORNADA DO PACIENTE NO HOSPITAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Juliana de Jesus Gonçalves
  • Co-autores
  • Carla Bianca da Rocha Nunes , Gabrielle Pontes Santos , Joyce Santos Lages , Judith Rafaelle Oliveira Pinho , Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves
  • Resumo
  • A jornada do paciente é o trajeto percorrido, graficamente sistematizado, pelo indivíduo ao decorrer do seu atendimento em um pronto-atendimento, clínica ou hospital, seja na iniciativa privada ou no Sistema Único de Saúde (Baldissera, 2021). Com o objetivo de relatar a construção do fluxo de pacientes em hospital universitário em São Luís – MA como estratégia de ensino, trata-se de um relato da experiência da construção da jornada de pacientes foi proposta na disciplina de Gestão e Gerência da Rede Hospitalar do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, no período de 18 de outubro a 4 de novembro de 2021 e se deu no Hospital Universitário unidade Presidente Dutra (HUPD)Dentre as potencialidades relata-se: a troca de experiências entre docentes, docentes e profissionais dos setores do hospital; melhor compreensão da interação de setores e da multiprofissionalidade que envolve a gerência hospitalar e conhecimento das etapas que ocorrem antes e após a internação e realização de procedimentos nesse hospital. A sistematização da jornada do paciente é uma ferramenta que permite melhoria dos serviços, observação dos problemas e nós críticos com mais clareza, retratando a organização dos sistemas de saúde. 

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, gestão hospitalar, gestão de serviços de saúde, gerência em saúde
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e Formação em Saúde
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  • Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
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  • Tecnologia em Saúde e Enfermagem
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