A jornada do paciente é o trajeto percorrido, graficamente sistematizado, pelo indivíduo ao decorrer do seu atendimento em um pronto-atendimento, clínica ou hospital, seja na iniciativa privada ou no Sistema Único de Saúde (Baldissera, 2021). Com o objetivo de relatar a construção do fluxo de pacientes em hospital universitário em São Luís – MA como estratégia de ensino, trata-se de um relato da experiência da construção da jornada de pacientes foi proposta na disciplina de Gestão e Gerência da Rede Hospitalar do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, no período de 18 de outubro a 4 de novembro de 2021 e se deu no Hospital Universitário unidade Presidente Dutra (HUPD). Dentre as potencialidades relata-se: a troca de experiências entre docentes, docentes e profissionais dos setores do hospital; melhor compreensão da interação de setores e da multiprofissionalidade que envolve a gerência hospitalar e conhecimento das etapas que ocorrem antes e após a internação e realização de procedimentos nesse hospital. A sistematização da jornada do paciente é uma ferramenta que permite melhoria dos serviços, observação dos problemas e nós críticos com mais clareza, retratando a organização dos sistemas de saúde.
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