USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO INTERATIVO EM VÍDEOS PARA O ENSINO REMOTO

  • Autor
  • Rafael Marinho de Albuquerque
  • Co-autores
  • Rogério Ignácio , Verônica Gitirana
  • Resumo
  • Vídeos têm sido usados em complemento e, mesmo, em substituição às aulas convencionais. Particularmente no ensino remoto, percebe-se o uso de vídeos como característica fundamental. Porém, como garantir que essa utilização não repetirá um modelo de aula em que o aluno receba as informações de forma passiva? Como possibilidades para evitar esse problema, existem plataformas que permitem ao professor adicionar componentes interativos ao longo do vídeo para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, tem-se um recorte de pesquisa de Mestrado, na qual construiu-se e analisou-se uma orquestração instrumental elaborada com o uso de vídeo interativo numa turma de licenciandos. A coleta de dados ocorreu em aulas remotas (período de isolamento da pandemia de COVID-19), no ensino de projeções ortogonais na disciplina de Geometria Analítica. O objetivo aqui foi analisar o comportamento dos estudantes durante o uso de um vídeo com as atividades de construção utilizando o GeoGebra em comparação com outros elementos interativos. O vídeo elaborado foi enriquecido com diferentes recursos: pergunta múltipla-escolha, link para leitura complementar, pergunta aberta isolada, pergunta aberta atrelada a uma leitura complementar e pergunta aberta atrelada a uma atividade no GeoGebra. Os resultados mostraram que os estudantes interagiram com o vídeo apenas nos momentos de pergunta fechada e de pergunta aberta vinculada à construção no GeoGebra. Isso sugere que, para realizar um esforço cognitivo maior, as atividades no GeoGebra ajudaram os estudantes a se envolverem mais com o objeto de aprendizagem em comparação com outros elementos, para superar o mero uso passivo do vídeo.

  • Palavras-chave
  • Vídeos Interativos, GeoGebra Classroom, Projeção Ortogonal, Ensino Remoto, Aulas Assíncronas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Novas formas de ensinar com a Plataforma GeoGebra
Voltar Download

Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco

  • Desenvolvimento de aplicativos ou jogos na Plataforma GeoGebra;
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com a Plataforma GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com na Plataforma GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza

Comissão Científica

Josinalva Estácio Menezes

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz

José Genilson

 

geogebra.instituto.pe@gmail.com