As décadas 2000-2020 trouxeram grandes avanços, principalmente após a elaboração e publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este documento além de propor o desenvolvimento de habilidades e competências em relação ao componente curricular de matemática, apresenta cinco unidades temáticas, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, geometria e números, as quais norteiam a construção das habilidades a serem desenvolvidas. Desta forma, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de construção e desenvolvimento do letramento matemático integrado aos recursos do software GeoGebra, destacando algumas habilidades da unidade temática de geometria, ampliando a criatividade do professor e possibilitando ao aluno a postura de pesquisador. O referido estudo aconteceu em uma sala de aula do 2º ano com vinte e nove discentes, de uma escola pública do município de Fortaleza-Ceará. A metodologia, caracterizada como um relato experimental centrado no estudante, com ênfase no letramento matemático, utilizou como ferramenta educacional o GeoGebra, o qual possibilita aos alunos explorar, compreender e socializar conceitos matemáticos. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, observando o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem da geometria.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com