Busca-se neste trabalho, observar como o Geogebra pode contribuir na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, apresentada por Duval (1996), bem como observar se a plataforma torna mais fácil a compreensão do objeto estudado. O campo de estudo é restringido às assíntotas e limites infinito e no infinito. A proposta deste trabalho pauta-se na realidade de que muitos estudantes têm seu bloqueio aumentado em relação à compreensão da matemática, quando se faz necessário as conversões entre os diferentes tipos Representações Semióticas. Entretanto, Duval afirma que a compreensão em Matemática está ligada ao fato do aluno conseguir realizar a intercalação de ao menos dois registros. Nessa realidade, o Geogebra, que contempla três tipos de registros, tem contribuição significativa no processo de ensino-aprendizagem e na construção de saberes. Os colaboradores da pesquisa pertencem a dois grupos, o G1, que foi formado por estudantes que ainda não conhecem a definição e conceito de limites, derivadas e integrais e o G2, que por sua vez, foi formado por alunos que já conheciam os referidos conceitos e definições. Os dois grupos responderam a um questionário do Google Forms, de onde foram coletados os dados que embasaram este trabalho, possibilitando concluir que os registros se complementam e potencializam o ensino.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com