ASSÍNTOTAS E LIMITES: CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARA A CONVERSÃO NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

  • Autor
  • José Adriano da Silva Mendonça
  • Co-autores
  • Kalina Gislane Gouveia de Araújo , Naralina Viana Soares da Silva Oliveira
  • Resumo
  • Busca-se neste trabalho, observar como o Geogebra pode contribuir na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, apresentada por Duval (1996), bem como observar se a plataforma torna mais fácil a compreensão do objeto estudado. O campo de estudo é restringido às assíntotas e limites infinito e no infinito. A proposta deste trabalho pauta-se na realidade de que muitos estudantes têm seu bloqueio aumentado em relação à compreensão da matemática, quando se faz necessário as conversões entre os diferentes tipos Representações Semióticas. Entretanto, Duval afirma que a compreensão em Matemática está ligada ao fato do aluno conseguir realizar a intercalação de ao menos dois registros. Nessa realidade, o Geogebra, que contempla três tipos de registros, tem contribuição significativa no processo de ensino-aprendizagem e na construção de saberes. Os colaboradores da pesquisa pertencem a dois grupos, o G1, que foi formado por estudantes que ainda não conhecem a definição e conceito de limites, derivadas e integrais e o  G2, que por sua vez, foi formado por alunos que já conheciam os referidos conceitos e definições. Os dois grupos responderam a um questionário do Google Forms, de onde foram coletados os dados que embasaram este trabalho, possibilitando concluir que os registros se complementam e potencializam o ensino.

  • Palavras-chave
  • Registro, Representação Semiótica, Assíntotas, Limites, Geogebra
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • A Plataforma GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
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