Trazemos uma discussão sobre a utilização do software GeoGebra em disciplina que estimula e desenvolve habilidades visuais nos estudantes da graduação de Design, através da representação gráfica de artefatos, a partir do traçado básico, mas explorando todos os elementos configuracionais, como o ponto, a reta e o plano. O intuito é mostrar que, ao adotar o GeoGebra nas atividades, ressignificamos o uso de instrumentos tradicionais físicos, como régua, esquadros e compasso no desenvolvimento das representações, entendendo que esses dois formatos, o manual e o digital, proporcionam a aprendizagem. Neste contexto, apresentamos dados e análises sobre o processo de ensino e aprendizagem com turmas ofertadas durante sete semestres distintos, em que trabalhamos com encontros em formatos diferentes, remoto e presencial, de maneira a registrar todas as atividades semanais de 2020 a 2022, em ambiente virtual com uso do Google Classroom. Como resultado, ao mapear dados e analisar informações da sala de aula e do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica, mostramos se a escolha das ferramentas, por parte dos estudantes, contribui para a participação na disciplina que envolve a geometria dos objetos.
Anais do I Congresso GeoGebra Pernambuco
Comissão Organizadora
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Josinalva Estácio Menezes
Carlas Renata
Handressa Câmara de Almeida Braz
Carlos Bino de Souza
Comissão Científica
Josinalva Estácio Menezes
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
José Genilson
geogebra.instituto.pe@gmail.com